top of page
1.1 Principais Doenças que Acometem os Ovinos 


1.2 Clostridioses 
As clostridioses são o grupo de infecções e intoxicações, frequentemente fatais, causadas por bactérias anaeróbias do gênero Clostridium. Apesar de conhecidas há tempos, ainda representam alto riscopara as criações de ovinos e caprinos, por causa das grandes perdas econômicas e dos problemas de ordem sanitária que acarretam.Os clostrídios são microrganismos que têm a habilidadede passar para uma forma de resistência chamada esporo e podem se manter, potencialmente infectantes no solo por longos períodos. Muitas espécies de clostrídios podem estar presentes na água – doce e salgada –, no solo e no trato intestinal normal de animais e humanos. Apesar de estarem presentes no ambiente e no trato intestinal, os clostrídios não são transmitidos de um animal para o outro, e o que causam os sinais clínicos não são as bactérias, mas as toxinas produzidas por elas. O mais importante, quando se fala em clostridioses, é prevenção; pois, na maioria das vezes, o tratamento não surte o efeito desejado porque, mesmo medicados, um grande número de animais acometidos morrem.

Doenças causadas por clostrídios:
Botulismo (por C. botulinum)
Colite induzida por Clostridioides (anteriormente Clostridium) difficile.
Gastrenterite.
Infecções do tecido mole.
Tétano (causado por C. tetani)
Enterite necrosante clostridiana (por C. perfringens tipo C).
Enterocolite neutropênica (tiflite) (por C. septicum).







 
3245162.jpeg
Prevenção:O controle e a prevenção das clostridioses devem basear-se em medidas adequadas de manejo e vacinações sistemáticas de todo o rebanho, já que os animais estão sempre em permanente contato com os agentes e com os fatores que poderão desencadear estas enfermidades. As vacinas clostridiais são, na sua maioria, polivalentes – induzem proteção contra os vários tipos de clostrídios – e devem ser administradas por via subcutânea, seguindo-se a indicação da bula, com pelo menos duas doses com intervalo de 4 a 6 semanas entre elas.


 
Óbito Clostridiose.png
Sintomas: 
Geralmente tem início de 3 dias a 3 semanas após a prática
e manejo ou a ocorrência de ferimentos.


Sinais Clínicos
1- Aumento da rigidez muscular acompanhado de tremores;
2- Trismo – travamento da mandíbula 
3- Timpanismo – acúmulo de gases no rúmen;
4- Dificuldade respiratória;
5- Incontinência urinária;
6- Expressão ansiosa e alerta,
7- Cabeça voltada para trás
8- Ataques convulsivos são estimulados por toque e som.


A temperatura corporal pode atingir 42 °C. Em geral, os animais morrem no terceiro ou quarto dia em consequência de asfixia causada pela paralisia dos músculos respiratórios.


Ação imediata: 
Vacinação imediata de todo o rebanho com a Vacina Polivalente StarVac. 2 ml por animal.

Limpeza:
Limpeza cuidadosa e desinfecção de todos os currais com solução de iodo 10% e Formol 30% diluídos em água. Para cada 1 litro d'água, utilize 100 ml de Iodo com 50ml de Formol. Após a secagem utilizar vassoura de fogo. 



 
Protocolo Veterinário Clostridioses
Protocolo - CLostridiose.png
bottom of page